Entre os dias 1º e 7 de agosto vai ocorrer em Cuiabá um evento lindo, que visa promover e incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e complementar até os 2 anos: a 1ª Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso (Saca MT). Pela primeira vez, as secretarias de Saúde e de Cultura do Estado se unem para realizar o evento, que fará parte do Agosto Dourado.
Com o tema “Empoderar mães e pais: favorecer a amamentação”, o evento trará uma programação com cinema, música, artes plásticas, dança, poesia e literatura. Linguagens artísticas que mostrarão a beleza, os benefícios e a importância da amamentação (confira no arquivo abaixo). As atrações serão gratuitas e ocorrerão em espaços culturais da capital mato-grossense, como o Palácio da Instrução, Cine Teatro e Teatro Zulmira Canavarros. Haverá também debates e minicursos ao longo da Semana.

De acordo com a organização do evento, a proposta é reunir conhecimento e arte para empoderar as famílias e fortalecer a rede de apoio para o sucesso da amamentação. De acordo com a OMS, aproximadamente 6 milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.
A recomendação da OMS é que a mãe amamente o filho até os dois anos ou mais, considerando benefícios à saúde da criança, como o aumento da imunidade e redução de 13% no índice de mortalidade e proteção contra diarreia, infecções respiratórias e alergias.
Agosto Dourado
Em 1992, foi criada a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – WABA, celebrada entre os dias 1 a 7 de agosto.
No Brasil, por meio da Lei 13.435/2017, o mês de agosto foi instituído como o mês do aleitamento materno (AM), sendo denominado “Agosto Dourado” em referência ao leite materno ser considerado pela OMS como padrão ouro para a alimentação da criança menor de 2 anos.
Nesse mês, as ações de promoção do AM são intensificadas em todo o país, uma vez que ainda persistem mitos e preconceitos que culminam no desmame precoce e em graves problemas às crianças, mesmo com diversas evidências científicas que comprovam a eficácia do aleitamento materno.
A Semana da Amamentação é um evento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com o apoio da Assembleia Legislativa, Ateliê 569, Grupo de Apoio Supermães, Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil), Waba Brasil e Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A programação detalhada está nas redes sociais: Facebook e Instagram
Mais informações e inscrições: (65) 99259-6928 /3613-5415 e pelo e-mail aleitamentomaterno@ses.mt.gov.br

Adriana e Miguel 
Celly e Laura 
Maria Fernanda e João Guilherme 
Mariana e José Vitório
Confira a programação de atrações culturais:
Dia 1º de agosto
Local: Cine Teatro Cuiabá
19h30 – Abertura da I SACA MT 2019
20h – Exibição do filme Tigers (Censura 14 anos)
21h30 – Debate do filme com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil
Dia 2 de agosto
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
20h – Show “Força Mulher”, com a cantora Estela Ceregatti
Censura livre
Dia 3 de agosto
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Palácio da Instrução
15h – Abertura da exposição “Arte de Amamentar”
Artistas participantes: Anna Pretta, Irani Gomes, Lourdes de Paula, Ludmila Brandão, Nice Aretê, Paty Wollff, ROCalazans, Rosylene Pinto, Tula Kirst, Adriana Milano, Cida Silva, Dayana Trindade, Rodolfo Carli, Amaury Santos, Mari Gemma De La Cruz, Arachely Tristão, Ferraz Ronei, Ruth Albernaz, Bia Corrêa, Nancy Ribeiro e Maria Lúcia Futuro. Curadoria de Ferraz Ronei.
A exposição seguirá aberta ao público até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Demais atividades
Dia 2 de agosto
Local: Palácio da Instrução
14h às 18h – Minicurso “Conexão Ventre-Amamentação”, com Nancy Ribeiro
Dia 5 de agosto
Local: Palácio da Instrução
14h Às 18h – Oficina “Massagem para bebês: vínculo e afeto, com a fisioterapeuta Josemara Lima, a psicóloga Edileuza Silva e a enfermeira Jesiele Spindler, todas voluntárias do Grupo de Apoio Supermães
(Com informações da Assessoria)